Meme literário de um mês – dia 9


Nono dia do meme literário de um mês. Sabia que a a soma dos componentes dos múltiplos de nove, resulta no numero nove ? Exemplificando:

1×9=09 → 0+9=9; 2×9=18 → 1+8=9; 3×9=27 → 2+7=9; 4×9=36 → 3+6=9; 5×9=45 → 4+5=9; 6×9=54 → 5+4=9; 7×9=63 → 6+3=9; 8×9=72 → 7+2=9; 9×9=81 → 8+1=9

Agora que já aumentei sua cultura inútil, vamos à pergunta do dia: O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.

Eu acho que estão exagerando na dose. Uma ou outra história até pede para ser escrita em múltiplos livros. Não dá para imaginar Harry Potter tendo só um livro, por exemplo, teria que ser sucinto demais para contar a história inteira.

Mas hoje em dia parece que tudo vira trilogia, quadrilogia, heptologia. Já estão exagerando. E muitas vezes estão “enchendo linguiça” para encher livros. “Canções de gelo e fogo” é um bom exemplo. A toda hora ele descreve as roupas, brasões, comidas e bebidas com detalhes exaustivos. Se ele deixasse as coisas um pouco mais implícitas, dava para ter tirado um livro inteiro da série de cinco (até agora).

Outro “efeito colateral” das séries é o número exagerado de personagens. Sim, eu sei que nem precisa ser um série para ter muitos personagens, estão aí “Silmarillion” e “Cem anos de solidão” para provar isso. Mas ter que colocar um apêndice só com os personagens para você não se perder já é um outro exagero também.

Enfim, eu acho que não adianta reclamar, as séries vão continuar por um bom tempo, livro é cada vez mais um produto de consumo, e tem que dar lucro para as editoras. Temos que nos adaptar, não tem jeito.

Amanhã é o décimo dia, e um terço do meme literário terá chegado. Ainda temos vinte dias pela frente, relaxem. Mas não gozem. Não em público. Até amanhã então.

Anúncios

Um comentário sobre “Meme literário de um mês – dia 9

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s