Meme literário de um mês – dia 11

Onze dias de meme literário. Desse jeito em breve teremos mais posts do que pontos do Palmeiras no Brasileirão…(desculpem, mas eu não resisti).

Pergunta do dia: O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?

Simples. Um livro para mim tem que ter uma qualidade básica: prender o leitor. Não importa que tipo de livro seja, ele tem que “fisgar” o leitor de alguma forma. Seja com suspense, com uma personagem principal bem construída, etc. Manter a atenção e o interesse do leitor por centenas de páginas é uma façanha.

Eu reconheço que sou um peixe de boca grande fácil de ser pescado, mas há outras qualidades secundárias que eu também considero fundamentais. Humor é uma delas. Sempre gosto quando o autor dá uma “quebrada de ritmo” num parágrafo mais engraçadinho, ou num personagem mais cômico para quebrar a “tensão” da história.

Por fim, um grande livro deve ter um final à altura. Já vi muitos livros bons só serem bons porque o final era sofrível, se fosse melhor seriam excelentes. Colocar um bom termo a uma história pode ser difícil (eu que o diga) mas quando o autor consegue “encaixar” um final decente ele sobre vários pontos no meu conceito.

Então é isso. Parece fácil ser um grande escritor pelos meus critérios, né? Ou não.

Amanhã é feriado, mas a gente não descansa não. Tem post de novo, aguardem.

Deixe um comentário

