Meme literário de um mês – dia 12


Feriadão, final de semana prolongado…algo que me diz que a audiência desse post não será das melhores. Bem, vamos lá assim mesmo, para a pergunta do dia: Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.

Eu ia escrever que não tinha opinião formada a esse respeito, que tanto faz, mas aí parei para pensar (algo que eu recomendo que todos façam de vez em quando) e percebi que a maioria esmagadora dos livros que eu gosto são narrados em terceira pessoa, com a exceção, que só confirma a regra, do segundo melhor livro que eu já li. Uma outra exceção honrosa é Os rostos de Lenora, de Daltro Conrad, onde na verdade são três primeiras pessoas, cada uma contando a história do seu ponto de vista em cada parte do livro. Ficou primoroso, e tanto o livro como o autor mereciam ser mais conhecidos.

Não que eu não goste de livros escritos em primeira pessoa, mas acho que escrevendo em terceira pessoa fica mais fácil de contar e entender a história. Eu mesmo, nos meus contos, quase nunca uso a primeira pessoa. Acho que escrever um livro inteiro em primeira pessoa deve ser terrível.

Então é isso, curtinho hoje também porque é feriado. Até amanhã a todos.

Deixe um comentário

