Meme literário de um mês – dia 17

Dezessete dias já se foram e o Meme Literário de um mês continua firme e forte. Você sabia que, de acordo com a Bíblia, mais especificamente o livro do Gênesis, foi no décimo sétimo dia do sétimo mês que a arca de Nóe encalhou no monte Ararat e o dilúvio teve fim?

Então, agora que sua cultura está um pouquinho maior, vamos à pergunta de hoje: Na sua opinião, qual é o propósito da literatura? Entreter? Educar? Ampliar horizontes? Fale um pouco sobre isso.

Para mim, literatura é entretenimento. O resto, são “efeitos colaterais”. Ampliar os horizontes, melhorar a escrita , a memória e a interpretação de texto, desenvolver senso crítico, educar, são consequências.

São boas consequências, é claro. Por isso que leitura deve ser estimulada desde cedo, na minha opinião. Mas sem se esquecer que deve ser  divertido ler. Manter esse espírito de que leitura é diversão, é para passar um tempo no “reino da imaginação” é essencial. Leitura não deve ser obrigação para ninguém, nem para crianças, nem para adultos. Por experiência própria, posso dizer, ou melhor, escrever, que ler com prazer é a melhor coisa que há.

Então é isso aí. Foi meio profundo o texto hoje, não? Amanhã não será diferente, a Tábata está caprichando nas perguntas. Até lá então, nesse mesmo bat-horário.

Anúncios

Um comentário sobre “Meme literário de um mês – dia 17

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s