Meme literário de um mês – dia 19

Dezenove de outubro. Nesse dia, em 1813, acabava a Batalha de Leipzig e Napoleão perdia o seu poder. 92 mil pessoas morreram na batalha, que durou quatro dias. Que carnificina, não?

Pergunta do dia: O que você acha da elitização da literatura?  Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?

Eu acho que elitização de qualquer coisa é bobagem. De música a literatura, é pura bobagem achar que alguém é melhor do que outro alguém porque lê algo considerado mais “erudito”. Aliás, o próprio conceito de “erudito” muda com o tempo. Na sua época, José de Alencar era considerado um mero escritor de folhetins popularescos. Hoje é clássico. O tempo muda a percepção que as pessoas de cada época tem sobre uma determinada obra.

Se uma pessoa só lê Paulo Coelho, Augusto Cury e Padre Marcelo Rossi, o máximo que eu a acusaria é de ter um péssimo gosto literário. Achar que porque alguém leu os “clássicos” ela é mais “intelectual” do que outra que tem um gosto diferente é imbecil, para dizer o mínimo.

A mesma coisa serve para quem lê somente o que está na moda. Nem tudo que é popular ou se torna best-seller é ruim, está aí “A menina que roubava livros” que é um excelente livro e esteve muito tempo nas listas dos mais vendidos.

Se eu tenho preconceito literário? Acho que não. Não recuso nenhum tipo de literatura, exceto auto-ajuda, que só auto-ajuda o autor mesmo. Acho essas obras rasas demais, já li algumas e não gostei, mas reconheço que tem muita gente que gosta. Mesma coisa com o tão criticado Paulo Coelho. Eu li quatro livros dele. Um bom, dois razoáveis, outro péssimo. Não é um autor que eu acompanhe a carreira, mas me interessei pelo seu último lançamento e está na lista para ler.

Amanhã começa a fase das “listas” no meme literário. Não percam. Ou percam e leiam depois, sei lá. Mas não percam.

Anúncios

2 comentários sobre “Meme literário de um mês – dia 19

  1. Ótimo. Não pode haver preconceito, porém prefiro livros e autores que mudem as coisas, mudem meu modo de pensar quando necessário. Gostei e concordo com quase tudo. Acho que com tudo. Menos Paulo Coelho, pois não tenho mesmo nenhuma afinidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s