Meme literário de um mês – dia 19

Dezenove de outubro. Nesse dia, em 1813, acabava a Batalha de Leipzig e Napoleão perdia o seu poder. 92 mil pessoas morreram na batalha, que durou quatro dias. Que carnificina, não?

Pergunta do dia: O que você acha da elitização da literatura?  Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?

Eu acho que elitização de qualquer coisa é bobagem. De música a literatura, é pura bobagem achar que alguém é melhor do que outro alguém porque lê algo considerado mais “erudito”. Aliás, o próprio conceito de “erudito” muda com o tempo. Na sua época, José de Alencar era considerado um mero escritor de folhetins popularescos. Hoje é clássico. O tempo muda a percepção que as pessoas de cada época tem sobre uma determinada obra.

Se uma pessoa só lê Paulo Coelho, Augusto Cury e Padre Marcelo Rossi, o máximo que eu a acusaria é de ter um péssimo gosto literário. Achar que porque alguém leu os “clássicos” ela é mais “intelectual” do que outra que tem um gosto diferente é imbecil, para dizer o mínimo.

A mesma coisa serve para quem lê somente o que está na moda. Nem tudo que é popular ou se torna best-seller é ruim, está aí “A menina que roubava livros” que é um excelente livro e esteve muito tempo nas listas dos mais vendidos.

Se eu tenho preconceito literário? Acho que não. Não recuso nenhum tipo de literatura, exceto auto-ajuda, que só auto-ajuda o autor mesmo. Acho essas obras rasas demais, já li algumas e não gostei, mas reconheço que tem muita gente que gosta. Mesma coisa com o tão criticado Paulo Coelho. Eu li quatro livros dele. Um bom, dois razoáveis, outro péssimo. Não é um autor que eu acompanhe a carreira, mas me interessei pelo seu último lançamento e está na lista para ler.

Amanhã começa a fase das “listas” no meme literário. Não percam. Ou percam e leiam depois, sei lá. Mas não percam.

2 comentários sobre “Meme literário de um mês – dia 19

  1. Ótimo. Não pode haver preconceito, porém prefiro livros e autores que mudem as coisas, mudem meu modo de pensar quando necessário. Gostei e concordo com quase tudo. Acho que com tudo. Menos Paulo Coelho, pois não tenho mesmo nenhuma afinidade.

Deixe um comentário

