Meme literário de um mês – dia 21

Vinte e um dias se passaram desde o início do meme literário de um mês do blog da Pequena Tubércula Feliz. Reta final, está todo mundo cansado, mas vamos obedecer as ordens do professor e trazer mais esses três pontos para casa, respeitando o adversário, é claro, que é uma grande equipe. Epa, discurso ensaiado errado, desculpe.

Pergunta do dia, mais uma da série de listas: Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.

Não tenho como não começar com Marvin, o Andróide Paranóide, da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Porque? Vou só citar um trecho do quarto livro, “Até mais, e obrigado pelos peixes…” e vocês vão entender:

– Marvin? – disse Arthur bruscamente, agachando-se ao lado dele. – É você?

– Você continua imbatível quanto às perguntas superinteligentes, não? – gemeu ele.

– O que é isso? – perguntou Fenchurch num sussurro, alarmada e agachada atrás de Arthur, agarrando-se no seu braço.

– Um velho amigo meu – disse Arthur – Eu…

– Amigo! – resmungou o robô, tristemente. A palavra morreu em uma espécie de estalo e lascas de ferrugem saíram de sua boca. – Sinto muito, mas preciso de um tempinho para tentar lembrar o que essa palavra significa. Os meus bancos de memória já não são mais os mesmos, sabe, e qualquer palavra que caia em desuso por alguns poucos zilhões de anos tem que ser transferida para um banco de memória auxiliar. Ah, aqui está.

A cabeça danificada do robô estalou um pouco, como se estivesse pensando.

– Hum – disse ele -, que conceito peculiar.

Pensou mais um pouco.

– Não – disse ele, finalmente -, acho que nunca conheci um desses. Sinto muito, não posso ajudá-lo nisso.

Tem  como não gostar de um personagem tão ironicamente bem escrito? Não, né?

Em segundo lugar eu fico com Húrin Thalion, o Inabalável, personagem de Silmarillion e Os filhos de Húrin, do Tolkien. Vai haver spoilers desses dois livros nesse e no próximo parágrafo, estejam avisados. Hurín era senhor de Dor-lómin, quando entrou na Batalha das Lágrimas Incontáveis e foi capturado por Morgoth, o Sinistro Inimigo do Mundo. Isso aconteceu na Primeira Era da Terra Média, muito antes do tempo em que ocorrem os fatos narrados em “O Senhor dos Anéis”. Nessa época Sauron era só um ajudante de Morghoth, para vocês terem uma idéia.

Húrin ficou 28 anos acorrentado magicamente a uma cadeira no topo de um monte, de onde viu seus filhos sofrerem os danos causados pela maldição que Morgoth lançou sobre eles. Depois de libertado ainda lutou em muitas batalhas, mas no final acabou percebendo que tudo o que ele fez só ajudava mais ainda o Sinistro Inimigo do Mundo. Então ele se mata jogando-se ao mar. Foi considerado “o mais poderoso dos guerreiros entre os homens mortais”. Um personagem dramático, não tem como não gostar dele também.

Por último, mas não menos importante, e depois de dois personagens “famosos” eu fico com um quase desconhecido:  Emilio Donatelli, “vêneto de Cordignano, bacharel em Filosofia, uma cátedra de Psicologia” o narrador e personagem principal de Aqueles cães malditos de Arquelau. Porque? Por que no meme literário do ano passado eu escolhi ele como personagem literário que eu gostaria de trocar de lugar. Seria legal ter uma penca de amigos malucos (não que os meus sejam lá muito normais) e sair por aí atrás de boa comida, bom vinho e ainda descobrir a identidade de um misterioso bispo que viveu na Idade Média. Vocês também não acham que seria legal ? Hein? Hein?

Post longo hoje, não? Espero que alguém leia tudo, pelo menos. O de amanhã deve ser longo também, mas não muito. Espero vocês aqui então. Nesse mesmo bat-horário, OK ?

Anúncios

2 comentários sobre “Meme literário de um mês – dia 21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s