Meme literário de um mês – dia 29

Antepenúltimo dia do meme literário de um mês. Entramos na reta final. Hoje também é dia de São Narciso de Jerusalém, que foi escolhido bispo da cidade quando tinha mais de 80 anos e viveu até os 116 anos.

Pergunta do dia: Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.

O último livro que eu comprei foi “A dança dos Dragões” o quinto e por enquanto último livro da série “Canções de Gelo e Fogo” que está fazendo sucesso televisivo como “Guerra dos Tronos”.

Como eu já escrevi aqui mesmo nesse meme, o George R. R. Martin está querendo colocar o seu nome entre os grandes da literatura de fantasia. Ele tem se esforçado. A história e boa, há centenas de personagens, os cenários são bem construídos, a forma de narrar a história se não é inédita, é pelo menos diferente, e os livros são verdadeiros “catataus” com centenas de páginas. Mas…

<Tentarei não dar spoilers daqui para baixo, mas não garanto nada. Obrigado>

Mas o autor está exagerando nas reviravoltas no enredo. Desde que ele fez um personagem principal perder a cabeça (literalmente) no primeiro livro, nada é o que você imagina que vai ser. Sim, estava óbvio que haveria uma guerra, e teve mesmo, mas do nada ele tira da cartola um assassinato em massa e muda tudo.

Esse mesmo “defeito” aparece em “A dança dos dragões”. Personagens até então secundários se destacam, a personagem feminina favorita de onze em cada dez homens que leem os livros está numa enrascada, um dos últimos remanescentes de uma família para quem todo mundo torce está conseguindo se impor e aí…

Aí ele muda tudo, tira um personagem daqui, passa para acolá, e deixa indefinido o futuro de outro, e coloca outro por baixo… as reviravoltas no enredo continuam também nesse livro o que, confesso, já está me deixando um pouco irritado. Seria uma pena se a série se perdesse por causa disso.

Ficou mais longo do que eu gostaria esse post, mas tudo bem, está acabando o meme mesmo, então sejamos prolixos. Amanhã penúltimo dia, não percam!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s