Quem será o próximo Papa?

Bento XVI surpreendeu quase todo mundo (menos o cardeal Paolo Romeo, que afirmou em 2011 que o Papa só teria mais um ano de vida) ao renunciar ao cargo na segunda-feira de Carnaval. Em breve teremos um novo conclave. Quem será o novo Papa?

O próximo Papa será o cardeal húngaro Péter Erdo. Porque tem o “perfil” que muitos cardeais tem dito que gostariam de ver no próximo Papa, pois é jovem (tem só 60 anos, é o segundo cardeal mais jovem entre todos), tem ligações com a poderosa Opus Dei (recebeu o título de doutor honoris causa da universidade controlada pela prelazia), tem boas ligações com os cardeais europeus (é presidente da conferência episcopal européia) e porque é o único entre os cardeais eleitores (a lista completa está aqui) que preenche os requisitos para que se cumpra a profecia de São Malaquias.

peter-erdo

Eis o próximo Papa

Claro que é só um palpite da minha parte. E própria profecia de São Malaquias é, no mínimo, controversa.

São Malaquias foi um arcebispo irlandês que viveu no século XII. A história diz que ele foi chamado a Roma em 1139, onde teve uma visão sobre o futuro do papado. Mas suas supostas profecias só foram publicadas em 1590. Há quem aceite que pelo menos parte delas seja verdadeira, escrita realmente pelo arcebispo no século XII. Outros dizem que tudo é uma farsa, composta pouco antes da publicação. Contemporâneos de Malaquias não citam as profecias em nenhum momento, o que torna tudo mais nebuloso.

Mas o que tem de tão especial nessa profecia? Ela nada mais é do que uma série de “lemas” ou, para usar um termo mais moderno, “slogans” para os Papas, a partir de Celestino II, que viveu na época de São Malaquias, até o sucessor de Bento XVI.  Muitos alegam que São Malaquias acertou muita coisa de suas profecias. Outros alegam que a interpretação dos lemas é subjetiva. Outros ainda que é só coincidência. Mas não dá para negar que alguns casos o nível de “acerto” dos lemas é assustador e até inquietante.

E o último lema, o que trata do sucessor de Bento XVI, é o maior de todos, e o mais assustador. Ei-lo:

Então na perseguição final à sagrada Igreja Romana reinará Pedro Romano,

que alimentará o seu rebanho entre muitas turbulências,

sendo que então, a cidade das sete colinas será destruída

e o formidável juíz julgará o seu povo.

Separado do texto, o editor que publicou as profecias de São Malaquias, ele mesmo auto-intitulado profeta, acrescentou as seguintes palavras:

Na suprema desolação do mundo, reinará Pedro Romano, último Pontífice de Deus verdadeiro. Roma criminosa será destruída e o Juiz tremendo julgará, triunfante, todos os povos.

Bom, o texto não é claro. Haverá uma grande perseguição, talvez o fim da Igreja Católica, ou de Roma, ou do mundo. Mas quem seria Pedro, o Romano?

Seria improvável que o novo Papa assuma o nome de Pedro II. Nenhum antecessor ousou fazer isso, seria uma heresia. Então o candidato ideal teria que se chamar Pedro e ser romano. Não há nenhum cardeal eleitor com esse perfil. Então o cardeal húngaro surge como o meu candidato favorito. A partir do dia 15 do mês que vem saberemos. Quem viver, verá!

Anúncios

7 comentários sobre “Quem será o próximo Papa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s