Meme literário de um mês 2013 – dia 2

meme_literário

Segundo dia do Meme Literário de Um Mês 2013, esse ano sob nova direção, da Bruna Guerreiro, do blog Quarto Escuro.

Pegando o ritmo ainda depois de muito tempo inativo, vamos à segunda pergunta:

Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá depois do atual?

O último livro que eu li foi 1889, de Laurentino Gomes, presente da minha namorada linda e cheirosa. 🙂

Depois de ter lido 1808 e 1822, estava ansioso para ler o último da trilogia de Laurentino, e ele não me decepcionou. É um livro muito bom, que explica muita coisa sobre a proclamação da República.

Como quase tudo nesse país, a República foi feita “nas coxas”. Foi proclamada por um marechal que era monarquista até a véspera, foi antecipada porque ele estava doente, e o verdadeiro mentor foi um professor de matemática que se achava perseguido (Benjamin Constant) que não recebeu os devidos créditos e foi demitido do ministério pouco tempo depois. Não houve resistência de ninguém, monarquistas convictos, com poucas exceções, “viraram a casaca” e o regime descambou rapidamente para uma ditadura militar com o Floriano Peixoto como presidente.

Laurentino Gomes escreve muito bem, torço para que ele continue a sua série histórica. Gosto muito de livros do gênero, e vejo que o interesse pela história do Brasil tem aumentado recentemente. Vida longa aos livros históricos!

O próximo livro na minha lista é o segundo da trilogia de John Verdon, Feche bem os olhos. Pela avaliação dele no Skoob, parece ser melhor do que o primeiro. É o maior do três livros também. Estou gostando bastante do primeiro, espero uma boa história de detetive.

Então é isso aí, até amanhã, pessoal! Se é que tem alguém aí me lendo, né ? 🙂

6 comentários sobre “Meme literário de um mês 2013 – dia 2

  1. Vocês vão fazer com que eu estoure o meu cartão de crédito, kkkkk! Bom, os do Laurentino Gomes eu já tenho, estão na fila. John verdon eu não conhecia, valeu a dica!

  2. os três do Laurentino estão nas minhas intenções de leitura, meu irmão já leu todos e adorou, e como sei que ele me empresta… 😉 Gosto de livros históricos do tipo que contam uma história e parecem ficção, é o melhor jeito de aprender tanto história quanto geografia, e claro, cultura também!

  3. Esses do Laurentino estão na minha lista de compras, não tenho nenhum ainda.
    Lendo ontem um texto dele sobre escrita, e ele dizia que estava com uma bibliografia de mais de 150 livros para pesquisa para seu próximo livro, no caso era para o 1889. 150 livros e ele havia estipulado um prazo para ele mesmo de ler em um ano! Pelo texto deu para perceber como é metódico.

Deixe um comentário

