Saturnais XXIV: alo, 2011 !

E eis que as Saturnais estão de volta. Parece que faz tanto tempo, mas foram só três semanas. Então vamos tirar o atraso.

2010 foi um ano bom para o Depokafe. Aumento de pouco mais de 30 % no número de visitas com relação a 2009. Os posts mais visitados foram os de sempre: previsões, aquele post que o pessoal que assiste The Tudors adora e algumas curiosidades. Nada de novo debaixo do Sol, como já dizia o Eclesiastes.

Para esse ano as metas são escrever mais sobre literatura – já tenho duas resenhas agendadas para esse mês e talvez uma terceira, se acabar a biografia da Chiquinha Gonzaga a tempo – e sobre assuntos locais. Vamos ver se funciona. Quem viver, verá. E quem não viver…bem, esse poderá ver, se existir um outro lado.

Falando em outro lado, interessante matéria do Ceticismo Aberto coloca em xeque a psicografia de Chico Xavier. Meu veredito ? Fraude. Pelo menos nesse caso analisado. Confiram vocês mesmo e tirem suas conclusões.

Para os meus leitores evangélicos (que depois que eu fechei os comentários daquele post polêmico devem somar uma meia dúzia, no máximo) um divertido post do Genizah com as melhores cantadas gospel. Preciso fazer algo parecido com cantadas esquisotéricas… Alegre

No Championship Chronicles, divertido post sobre as agruras de se organizar um amigo secreto numa empresa. Eu já tinha lido algo parecido antes, mas sobre a festinha de confraternização de fim de ano das empresas. Ficou muito bom, leiam e divirtam-se.

Já no Palavras sem Dignidade há um excelente post sobre a arte de escrever. Muito bom mesmo, escrito com rara sensibilidade. Recomendo que você acompanhe esse blog, a autora não posta com muita frequência mas quando o faz são sempre textos bons.

Falando em arte de escrever, dia 07 desse mês foi o dia do leitor. Então parabéns para mim e para você, que está me lendo. E, para ser um leitor melhor, considere ler A Arte de Ler. Eu ainda não li, mas dizem ser um clássico.

E já que toquei no assunto clássicos, a autobiografia de Mark Twain foi lançada 100 anos depois da sua morte, como era o seu desejo. E chega num momento interessante, quando a censura ataca de novo uma das suas obras. Tomara que essa autobiografia seja publicada aqui no Brasil. Ou será que eu estou sonhando alto demais ?

Tuítada da semana. Lembrando que a partir desse ano vale um prêmio no final do ano para quem tiver o maior número de tuítadas escolhidas. Minha experiência no ano passado diz que os favoritos são o Daniel, a Mariana e a Isadora. E bem, foi a carioca Isadora que saiu na frente depois de enfrentar o fogão para garantir a sua subsistência diária:

http://twitter.com/#!/Isadoraferrari/status/21969720936767488

E vamos ao vídeo da semana. Dessa vez especial para os meus leitores cinéfilos e amantes dos animais. É um filme de 1905, Rescued by Rover, estrelado pelo collie Blair no papel principal. É considerado um filme pioneiro, o primeiro a ter um cão herói e também o primeiro a ter atores pagos (o soldado e a mulher que rouba o bebê). Foi um sucesso em sua época, com mais de 400 cópias feitas. Teve que ser refilmado duas vezes por causa do sucesso, pois o original se desgastava depois de tantas cópias. E, graças ao Youtube Time Machine (separei alguns vídeos de lá em outro post) ele está aqui, disponível, em toda a sua glória e seus seis minutos. Divirtam-se:

E, para terminar, a Lei de Murphy da semana. Reflitam, meus leitores. E até breve.

Primeira Lei de Murphy aplicada ao Ciclismo:

Não importa para onde você vá, é sempre contra o vento e morro acima.

 

4 comentários em “Saturnais XXIV: alo, 2011 !

  1. Gostei do filme do cachorro, o bichinho é o ator mais talentoso da película… 🙂 Tá certo que nos primeiros anos do cinema a interpretação não era essas coisas, mas cachorros treinadinhos são sempre simpáticos e convencem o público. Adoro filmes com bichinhos…

    Já havia recebido o texto do amigo secreto por e-mail, mas como costuma acontecer, não constava o nome do autor. A crônica é ótima, muito criativa, mas também achei genial a presença de espírito dos comentaristas. Veja lá que o Walter da contabilidade e a Dona Cleide deixaram seus comentários… 🙂

    Abraços!

  2. Caramba, adorei saber que vc lê meu blog! Tentarei postar com mais freqüência, porém, como eu mesma disse, os textos é que se fazem, então, não prometo hahahah. Mas obrigada! Um beijo!

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close